nova-olindense - definition. What is nova-olindense
Diclib.com
قاموس ChatGPT
أدخل كلمة أو عبارة بأي لغة 👆
اللغة:     

ترجمة وتحليل الكلمات عن طريق الذكاء الاصطناعي ChatGPT

في هذه الصفحة يمكنك الحصول على تحليل مفصل لكلمة أو عبارة باستخدام أفضل تقنيات الذكاء الاصطناعي المتوفرة اليوم:

  • كيف يتم استخدام الكلمة في اللغة
  • تردد الكلمة
  • ما إذا كانت الكلمة تستخدم في كثير من الأحيان في اللغة المنطوقة أو المكتوبة
  • خيارات الترجمة إلى الروسية أو الإسبانية، على التوالي
  • أمثلة على استخدام الكلمة (عدة عبارات مع الترجمة)
  • أصل الكلمة

%ما هو (من)٪ 1 - تعريف

MUNICÍPIO BRASILEIRO DO ESTADO DE PERNAMBUCO
Passarinho (Olinda); Olinda, Pernambuco; Olindense
  • Olinda, Bairros
  • [[Maracatu Nação]] em Olinda.
  • Olinda foi eleita a 1ª [[Capital Brasileira da Cultura]], após concorrer com as cidades de [[Salvador]] e [[João Pessoa]].

Nova Amsterdão         
  • <center>''Nieuw-Amsterdam''</center>
  • Nova Amsterdã
Nova Amsterdam; Nova Amesterdão; Nova Amsterdã
(em neerlandês: Nieuw-Amsterdam) foi o principal assentamento localizado nas colônias neerlandesas. Os Países Baixos tentavam expandir seu território e influência, e nomeava a capital de seus assentamentos a partir do nome de sua própria capital, Amsterdam, tanto nos Novos Países Baixos, que mais tarde se tornaria a cidade de Nova Iorque.
bossa-nova         
GÊNERO MUSICAL
Bossa-nova; Bossa-Nova; Bossa Nova; Bossanova
adj+sf pop Neologismo que qualifica tendências renovadoras da nossa música popular e, com sentido irônico, dos costumes sociais.
Bossa nova         
GÊNERO MUSICAL
Bossa-nova; Bossa-Nova; Bossa Nova; Bossanova
|contexto cultural = Final da década de 1950 na Zona Sul do Rio de Janeiro

ويكيبيديا

Olinda

Olinda é um município brasileiro do estado de Pernambuco. Pertence à Região Metropolitana do Recife, distando seis quilômetros da capital pernambucana.

Fundada em 1535, Olinda é a mais antiga entre as cidades brasileiras declaradas Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO, e foi o segundo centro histórico do país a receber tal título, em 1982, após Ouro Preto. Em que pesem a descaracterização de parte do seu casario histórico e a perda de diversos exemplares da arquitetura quinhentista com o ataque holandês, Olinda abriga dezenas de igrejas e conventos barrocos de inestimável valor histórico, e mantém o seu traçado urbano colonial. É uma localidade de grande relevo na história do Brasil.

Olinda foi a urbe mais rica do Brasil Colônia entre o século XVI e as primeiras décadas do século XVII de acordo com escritores da época como Pero de Magalhães Gândavo, chegando a ser referida como uma "Lisboa pequena", dada a opulência só comparável à da Corte portuguesa. Desenvolveu-se em torno do antigo Castelo de Duarte Coelho, primeira casa-forte brasileira. Foi sede do Brasil colonial entre 1624 e 1625 por ocasião das invasões neerlandesas: Matias de Albuquerque foi nomeado Governador-Geral, administrando a colônia a partir de Olinda.

A vila manteve-se próspera até a invasão holandesa à Capitania de Pernambuco, quando os neerlandeses, após retirar os materiais nobres das edificações para construir suas casas na capital da Nova Holanda (Recife), incendiaram Olinda. Com o término da Insurreição Pernambucana, Olinda voltou a ser a sede da capitania, porém sem a influência de outrora, o que ocasionou conflitos como a Guerra dos Mascates. Em 1827, a cidade deixou de ser a capital de Pernambuco. Já em 2006, Olinda foi eleita a primeira Capital Brasileira da Cultura, após concorrer com as cidades de Salvador e João Pessoa.